Arquicast Tecnologia 003 – Painéis Decorativos

    Siga o Arquicast:

    Oferecimento: Mentha Painés Decorativos | Acesse esse link peça seu catálogo físico (para os 10 primeiros!)

    O Arquicast Tecnologia traz como protagonista de nossa conversa um produto muito versátil e amplamente utilizado em projetos de arquitetura de interiores: os painéis decorativos. Afinados com o que há de mais inovador na indústria 4.0, os painéis são peças fabricadas com alta tecnologia, mas com a vantagem de poder serem feitos sob medida para cada ambiente, dando ao arquiteto grande liberdade nas possibilidades de aplicação.

    Tamanha versatilidade já é reconhecida como um valor tanto por quem cria, quanto por quem investe no produto. O mercado residencial, por exemplo, que tem sido objeto de intensas transformações recentemente, é um dos tipos de projeto que muito tem a ganhar com soluções práticas, adaptáveis à diferentes demandas, sem cair no risco das generalizações formais típicas da produção em massa. Mas como associar a tecnologia da produção industrial à capacidade de customização típica de processos mais artesanais?

    Para falar sobre característica do produto, seu processo de fabricação e das possibilidades de aplicação para o mercado de arquitetura, trouxemos convidados que entendem do assunto. Para falar do processo de produção e das características técnicas que qualificam os painéis, convidamos Piero Cerdeira, administrador de empresas, especialista em governança corporativa e planejamento estratégico e hoje é sócio proprietário da Mentha Paineis. Para nos ajudar a visualizar o universo de possibilidades de uso desse material, convidamos a arquiteta Ana Maria Miranda (Art 2A Arquitetura), que há 13 anos trabalha com projetos comerciais e residenciais de alto padrão e que acumula experiência na aplicação de painéis em seus projetos.

    A aparente simplicidade dos painéis decorativos pode enganar. Para se conseguir um produto de grande durabilidade, fácil manuseio e instalação, toda uma gama de processos precisa ser levada a cabo. O aparato tecnológico por trás da fabricação dos painéis é bastante sofisticado e prima por otimizar o desempenho do material natural, normalmente feito em MDF. Aplicando-se outros processos ao MDF se consegue uma maior resistência e maior capacidade de customização.

    A possibilidade de personalizar o painel com desenhos de autoria do arquiteto – seja recortando a madeira ou talhando desenhos e formas – faz com que se tornem um recurso de projeto importante, podendo revestir superfícies e mobiliário, além de dividir espaços com maior ou menor permeabilidade visual, de acordo com a especificação.

    Se interessou? Participe com a gente deste bate-papo! Até a próxima!


    Oferecimento:

     

     


    UIA2021 + Arquicast | parceiro oficial de mídia:

    Acesse o site do evento aqui


    Clique aqui e entre em nosso grupo no Whatsapp!


    Siga nosso canal no YouTube



    Comentários, críticas, sugestões ou só um alô mamãe para contato@arquicast.com


    Assine o feed: iTunes | Android | Feed

    Deixe um comentário

    Embora o arquiteto seja tradicionalmente associado à criação de espaços e edifícios, seu papel no planejamento urbano e na formulação de políticas públicas é igualmente…

    E hoje vamos de episódio de cinema! Este filme, idealizado há mais de 40 anos pelo seu diretor, mostra uma fábula, de uma cidade em…

    A história da arquitetura no final do século XX é cheia de novidades no cenário da arquitetura. E isso aconteceu por conta de vários fatores…