Arquicast 214 – O Ambiente de Trabalho em Arquitetura

Siga o Arquicast:

Na área da arquitetura, os desafios são inúmeros, desde longas noites até baixos salários, desigualdade e falta de transparência. Entretanto, concentrar-se apenas nos aspectos negativos é, muitas vezes, insuficiente e até mesmo preguiçoso. É fundamental refletir sobre como enfrentamos essas questões no dia a dia, promovendo a tomada de decisões éticas, incentivando o trabalho em equipe, a colaboração e facilitando a adaptação e a inovação. Embora projetos e clientes frequentemente sejam o centro das atenções, é raro adentrar no cerne da cultura dos escritórios de arquitetura, explorar o ambiente de trabalho, sua rotina e dinâmica.

Neste episódio, o Arquicast oferece uma visão aprofundada desses tópicos por meio de experiências e relatos de especialistas. Os participantes incluem: Nicholas Alencar, arquiteto e urbanista, com mais de duas décadas de experiência e fundador da Alencar Arquitetura; e Bruno Sarmento, arquiteto titular da Lourenço|Sarmento Arquitetos e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniAcademia. Por que os projetos frequentemente ofuscam a discussão sobre o ambiente de trabalho? Essa é uma questão que merece reflexão.

Os escritórios de arquitetura enfrentam atualmente uma série de desafios que podem impactar profundamente na produtividade dos profissionais e no desenvolvimento da arquitetura como um todo. A falta de clareza e as desigualdades na profissão, entre outros problemas, contribuem para um ambiente muitas vezes tenso e pouco saudável. Entretanto, é importante destacar que o ambiente de trabalho, quando bem estruturado, pode se transformar em um diferencial competitivo para as empresas de arquitetura.

Elementos como uma cultura saudável, a colaboração e a inspiração desempenham papéis cruciais nesse aspecto. Essa é uma oportunidade de destacar que a arquitetura não se trata apenas de projetos e estruturas, mas também de criar e manter ambientes de trabalho que estimulem a criatividade e a inovação. A ideia de transformar o ambiente de trabalho em um espaço de ensino e aprendizagem é um conceito poderoso. Ser intencional nesse movimento dentro das empresas de arquitetura é fundamental. Um ambiente de trabalho forte e positivo traz inúmeros benefícios, desde o desenvolvimento profissional contínuo até a melhoria da satisfação dos funcionários.

Os elementos-chave para a criação desse ambiente positivo incluem uma cultura organizacional sólida e o alinhamento de valores e objetivos. Quando a equipe compartilha valores e objetivos semelhantes, isso fortalece o ambiente de trabalho, promovendo a união e a colaboração entre as pessoas. É uma via de mão dupla: um ambiente saudável reforça valores compartilhados, enquanto esses valores fortalecem o ambiente. Incorporar valores nos processos de contratação e programas de treinamento nas empresas de arquitetura é um passo fundamental. 

A comunicação interna também desempenha um papel vital na promoção e na manutenção desses valores, pois reconhecer e recompensar comportamentos positivos dentro do ambiente de trabalho gera engajamento e melhora o desempenho de todos. O aprendizado contínuo e a mentalidade de trocas horizontais desempenham papéis cruciais nesse contexto. A arquitetura não é apenas sobre construir espaços, mas também sobre criar ambientes de trabalho que inspirem e impulsionem a colaboração e a excelência profissional. Não deixe de ouvir e participar da discussão!


Dicas e comentados no episódio:


 

Participantes

Rapha Rodrigues

Rapha Rodrigues

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Pai do Miguel e do Joaquim, formado em Arquitetura, Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atual Subsecretário de Planejamento do Município de Juiz de Fora (MG), é também professor universitário há mais de 15 anos. Possui experiência nas áreas de projetos de arquitetura e design, execução e gerenciamento de obras, planejamento e projeto do espaço urbano. Idealizou o Arquicast para compartilhar experiências, escutar novas histórias e abraçar o universo das cidades e das construções de um jeito leve e divertido.

Adilson Amaral

Adilson Amaral

Co-fundador do ARQUICAST, o Podcast de Arquitetura e Urbanismo. Arquiteto e mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professor do Centro Universitário UniAcademia e como arquiteto autônomo na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. Com experiência nas áreas de projeto de arquitetura e ArchViz (Visualização Arquitetônica), viu no podcast uma ferramenta poderosa na discussão e compartilhamento de conhecimento na área, para alcançar profissionais e curiosos sobre arquitetura e espaço urbano.

Maressa Fonseca

Maressa Fonseca

Arquiteta urbanista (Universidade Federal de Viçosa, 2013), mestra em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU-UFV, 2017) e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da UFV (ingresso em 2018), na linha de pesquisa Trabalho, Consumo e Cultura. Desde 2020 é docente no Centro Universitário de Viçosa (Univiçosa) atuando nas áreas de História da Arquitetura e do Urbanismo e Projeto Arquitetônico. Iniciou sua experiência docente durante o mestrado, atuando como Monitora II em disciplinas Projeto Arquitetônico e Representação Gráfica. Em 2015 foi aprovada em concurso público para atuar como professora substituta junto ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV, lecionando disciplinas de História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo, Traçado de Cidades e Representação Gráfica. Atua como arquiteta autônoma e professora universitária. Seus principais interesses de pesquisa são: teoria e história da arquitetura e do urbanismo, projeto de habitação, habitação de interesse social, pedagogia e metodologias de projeto arquitetônico e planejamento urbano.

Bruno Sarmento

Bruno Sarmento

Arquiteto titular da Lourenço|Sarmento Arquitetos, professor do curso de Arquietura e Urbanismo da UniAcademia.

Nicholas Alencar

Nicholas Alencar

Arquiteto e Urbanista, tem MBA em Cidades Responsivas é empreendedor no ramo de arquitetura e fabricação de móveis, com mais de 20 anos de experiência e fundador da Alencar Arquitetura.

6 comentários em “Arquicast 214 – O Ambiente de Trabalho em Arquitetura”

    • Oi Nicolas!

      Obrigado pelo seu comentário e pelos elogios!
      Sobre a pergunta de trabalhar fora, vai depender de cada país, mas já adianto que envolve muita burocracia. Existem algumas agências que fazem esse tipo de trâmite burocrático, mas fica mais fácil quando você já está empregado por uma empresa no exterior. Hoje o principal foco de quem quer tentar um emprego no exterior acaba sendo o LinkedIn.

      Abraços!

      Responder
  1. Olá! Adorei o episódio! Muito bom ver a preocupação dos arquitetos convidados em criar um ambiente saudável e uma rotina que promova a qualidade de vida aos integrantes. Só não consegui encontrar o perfil do instagram que o Rapha indicou no final, se alguém puder mandar por escrito, gosto muito das dicas nos finais das gravações. Abraços!

    Responder

Deixe um comentário

A história da arquitetura no final do século XX é cheia de novidades no cenário da arquitetura. E isso aconteceu por conta de vários fatores…

A culinária é uma atividade que se tornou valorizada, sendo pra alguns uma espécie de hobby e distração. Mas cozinhar, principalmente em se tratando de…

A qualidade de vida em áreas urbanas está diretamente ligada à maneira como os espaços livres são projetados. Esses espaços, que incluem praças, parques, áreas…